Criatividade no ambiente de trabalho – Como desenvolver?

Criatividade no ambiente de trabalho – Como desenvolver?

Nem sempre é fácil lidar com a criatividade no ambiente de trabalho, pois, muitos podem ser os motivos para o bloqueio criativo durante as atividades laborais.

Pensando como a criatividade no meio corporativo é tão importante, selecionamos algumas dicas que podem contribuir para o processo de criação, sendo esta uma competência profissional que ajuda a encontrar soluções que geram resultados positivos para as empresas.

Contudo, ser criativo não é uma exigência exclusiva para quem trabalha na área de marketing, mas sim, uma capacidade essencial para todos os profissionais de uma organização. Confira como desenvolver a sua capacidade criativa no ambiente de trabalho.

Transforme seu ambiente de trabalho em um espaço criativo

Com a instabilidade dos tempos que estamos vivendo, as pessoas estão voltando a trabalhar nas empresas, por isso, além do compromisso e prevenção contra a Covid-19, transformar seu ambiente de trabalho em um espaço criativo pode também ser bem desafiador.

Esses momentos de “crise” são essenciais para rever nossos conceitos, criar ideias e sair do comodismo.

Portanto, crie um ambiente de trabalho inspirador, com ideias que incentivam, pessoas que são motivadoras e que gostam do trabalho em equipe.

Anote suas ideias 

Mesmo exercendo uma função que não exige criatividade, anote suas ideias para melhorar o ambiente corporativo, os processos relacionados à sua rotina e formas de melhorar a produtividade nas etapas.

Em alguma oportunidade você poderá usar sua ideia para falar com seu gestor, seja em um retorno, como um feedback ou reunião entre a equipe. 

Busque inspirações pessoais

A qualidade de vida no trabalho também é reflexo dos hábitos pessoais, por esse motivo, é bem importante buscar inspirações no seu dia a dia.

A ideia é descobrir o que você gosta de fazer, desde uma atividade de lazer, um hobby ou qualquer outra função que não seja atrelada ao ambiente de trabalho.

Contudo, se você está com bloqueio criativo, saiba que tentar algo diferente, como por exemplo, dar uma pausa longe das telas para um café ou uma água, poderá ajudar a desenvolver a criatividade no trabalho.

Pratique a resiliência 

Saiba que mesmo aplicando técnicas e tendo uma rotina produtiva de sucesso, você pode errar, com isso, a prática da resiliência se torna fundamental.

Por isso, é importante que você teste alternativas, compreenda que nem todo resultado sairá perfeito, existem contingências que não dependem apenas de nossas ações.

A resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças.

Fonte: Exame/ Sebrae/ VocêRH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *