Moda Minimalista: conceitos e tendências

Moda Minimalista: conceitos e tendências

A moda minimalista vem ganhando força nesses últimos anos, principalmente, com o avanço do termo slow fashion promovido pelo consumo consciente.

Hoje ainda vivemos um período de pandemia e seus impactos no mundo da moda, com mudanças no estilo de vida das pessoas, nos modelos de produção das indústrias e no modo de consumo do “novo perfil de consumidor”.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos falar sobre a moda minimalista, uma tendência consciente na compra de roupas, na produção de looks e na escolha de opções para decorar a casa.

Moda Minimalista – Conceitos e inspirações

O termo Moda Minimalista vem da filosofia slow fashion, que significa “moda lenta” em uma tradução literal, remetendo-se à tendência de moda consciente, onde as pessoas refletem antes de comprar uma peça de roupa ou objeto.

Diante disso, a questão do minimalismo é influenciada pelo design nas configurações que abrangem as cores, estampas e modos de produção.

A conceitualização do estilo minimalista recebe influências comportamentais, como a ideia de que “menos é mais”, por isso, é considerada um lifestyle que influenciam tendências como “armário cápsula” e arquitetura Nórdica (design escandinavo) nas decorações.

Tendências para a moda minimalista

Conheça quais são as tendências para a moda minimalista, que envolve tanto a moda fashion quanto as peças de decoração.

Roupas minimalistas

O estilo minimalista na moda abrange diversas configurações, como das cores clássicas e básicas como: branco, preto, marrom, cinza e azul-marinho.

As estampas são mais simples como as listras, poá e até algumas configurações de estampa xadrez.

Os looks monocromáticos também fazem parte do perfil da moda minimalista, podendo montar combinações com cores análogas e complementares.

Acessórios minimalistas

Com um design mais sutil, os acessórios minimalistas também ganham o seu espaço, principalmente com peças em formas geométricas, lineares e com pedras.

Apesar do conceito “menos é mais”, apostar em acessórios delicados e peças solitárias em destaques como as correntes e pulseiras, podem contribuir para um look moderno e chic.

Calçados minimalistas

Os calçados minimalistas ganham destaques para o modelo atemporal, mas que agregam valor ao look.

Alguns modelos clássicos como tênis branco ou nude são ideais para usar no dia a dia, assim como as botas coringa nos dias mais frios.

Já para um look mais sofisticado a escolha pelo scarpin promove elegância e versatilidade, assim como, as sapatilhas de bico fino ou grosso que são calçados usados em várias ocasiões.

Decoração no estilo minimalista

A decoração no estilo minimalista busca valorizar cada móvel de um cômodo, priorizando objetos decorativos mais individualistas, mas que promovem um visual aconchegante e organizado.

Entre os itens para decoração minimalista estão vasos em formatos retos e geométricos, plantas para dentro de casa e quadros para ornamentar paredes.

Para quem prefere um visual mais clean na casa, as cores mais neutras como o cinza e branco são as preferidas.

Agora, para deixar o ambiente minimalista com mais cor, acrescentar tons mais fortes como amarelo e azul-marinho em itens como almofadas e móveis, é uma ótima opção de decoração.

Gostou do artigo sobre moda minimalista? Comenta aqui embaixo se você adotaria essa moda no seu dia a dia.

Referências: VivaDecora/StepsGreen/Digital Têxtil/Fashion Bubbles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *