Moda e metaverso: O que esses dois conceitos têm em comum?

Moda e metaverso: O que esses dois conceitos têm em comum?

O que será que a moda e metaverso têm em comum? O tema metaverso tem sido bastante discutido no mundo da moda, principalmente após os desfiles virtuais.

A moda no metaverso para muitas marcas é uma solução, permitindo replicar a realidade a partir da criação de peças de roupas em dispositivos virtuais.

Ou seja, antes de uma peça ir para produção, ela é replicada em um ambiente totalmente virtual, permitindo que os desfiles onlines no metaverso sejam um laboratório de experiência para a marca.

Quer conhecer um pouco mais na prática de como funciona a moda e metaverso? Então é só continuar a leitura do artigo de hoje.

Moda e metaverso – Entenda como funciona

Antes de falar sobre moda e metaverso, vamos entender como funciona essa tecnologia que tem mudado a vida das pessoas.

O metaverso é um termo que foi desenvolvido pelo autor americano Neal Stephenson na obra científica Snow Crash, em 1992.

A ideia consiste em fazer uma réplica do mundo real em um ambiente totalmente virtual.

Os produtos mais conhecidos nesse universo são os jogos online, através de seus avatares e cenários digitais surpreendentemente parecidos com o mundo real.

Para o mundo da moda, o metaverso funciona como uma ferramenta de trabalho, contribuindo com a inovação, acessibilidade e digitalização do mundo fashion.

Marcas de roupas no metaverso

Um dos marcos mais recentes do metaverso na moda foi o evento Metaverse Fashion Week 2022 apresentado pela plataforma colaborativa Decentraland .

Esse evento contou com marcas de grifes renomadas como Dolce & Gabbana, Tommy Hilfiger, Ellie Sad e entre outros artistas e designers de moda.

Os quatro dias do evento contaram com mais de 60 marcas se apresentando em desfiles virtuais, palestras, ativações imersivas com avatares e lojas pop-up.

As marcas de roupas no metaverso puderam apresentar suas coleções em passarelas virtuais e com avatares, inclusive, resultando em vendas com pagamento em criptomoedas.

Além de um evento exclusivo no metaverso, a moda também está embarcando na onda dos jogos online.

Grandes marcas como Louis Vuitton, Prada e Gucci fecharam parcerias com empresas de videogames e, em troca, estão vestindo virtualmente os personagens dos jogos.

Moda digital no Brasil

Não poderíamos falar de moda e metaverso sem citar a moda digital no Brasil que tem evoluindo a cada ano, principalmente com a chegada da pandemia no país.

A primeira edição do Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW) aconteceu em 2020 e contou com exposições de marcas de roupas de designers brasileiros e internacionais.

Além de exposições, o evento contou com palestras, sendo esta uma das semanas mais importantes com abordagem no tema metaverso.

A segunda edição do BRIFW aconteceu ano passado, destacando os talks sobre tecnologia e mundo da moda.

Além disso, os desfiles remotos também fizeram sucesso mostrando o quanto moda e metaverso dão certo.

Aproveite e explore o espaço aberto do Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW), uma forma criativa de cooperar com uma narrativa imersiva 100% digital.

Veja também: Próximos desfiles de moda 2022

Fonte: Exame / Istoé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *