Cores Análogas X Complementares: Veja como montar seu look usando essas duas técnicas

Cores Análogas X Complementares:  Veja como montar seu look usando essas duas técnicas

Saber se vestir é muito mais do que acertar na peça de roupa, é investir em autoestima, bem estar e também em muitas possibilidades de cores.

As cores interferem em nossa personalidade e imagem física, podendo agregar na escolha de peças para uma produção de look.

Bem mais que no mundo da moda, as cores influenciam no humor das pessoas, favorecem o tom de pele e complementam combinações.

Essa harmonização do mundo fashion, também é influenciada a partir de duas técnicas, as cores análogas e complementares.

Montar um look com cores análogas e complementares pode ser desafiador, mas com as informações corretas, você não vai errar na hora de escolher cada peça por sua cor.

O que são as cores análogas e complementares?

Existem um arco-íris de cores para se basear, entre elas, estão as análogas e complementares que compreendem o círculo cromático.

O círculo cromático é composto por 12 cores, que juntas produzem várias combinações entre si, as cores primárias (3), secundárias (3) e terciárias (6).

Baixe a imagem do círculo cromático, para usar na hora de montar um look de cores lisas ou estampadas.

 

As cores análogas estão localizadas lado a lado, possuem semelhanças no tom, nuance e contrastes, denominado algumas vezes, como cores puras. Exemplo: Tons de vermelho.

Já as complementares, ocupam um lugar oposto do círculo cromático, não obtendo semelhança entre as cores ou tons. Exemplo: Vermelho e verde.

No entanto, no mundo da moda, o conjunto de cores análogas e complementares podem ser usadas na produção de um look, combinando cores e tonalidades de uma maneira mais fluída e fashion. 

Como montar um look com cores análogas e complementares

 Para não errar nas cores de um look, cores análogas e complementares podem ser boas técnicas na hora de montar uma combinação de peças, seja para ocasiões mais formais ou para uso no dia a dia.

As cores determinadas para cada estação também influenciam na escolha das peças, trazendo tendências seguidas por fashionistas no mundo na moda.

Looks com cores análogas

 Os looks com cores análogas são os queridinhos do mundo fashion, com produções monocromáticas e a tendência color block.

Por serem cores bem versáteis, você pode apostar no look monocromático para ajudar a alongar a silhueta, proporcionando um visual mais fluído, sem quebra de cores.

Sendo assim, aposte nos blazers coloridos e calças de linho com tonalidades semelhantes, e se preferir, “quebre o look” com um tom neutro com um fundo claro ou branco.

Uma outra sugestão, são os tricôs que são peças coringas para dias mais frios, e neste caso, uma opção tom sobre tom.

E para o dia a dia, que tal combinar cores terrosas com tom turquesa, em um look divertido e moderno inspirado na moda casual.

Looks com cores complementares

As cores complementares quando combinadas, proporcionam maior contraste para o look, estando de frente uma para outra, em um ângulo de 180º.

Por isso, para não errar, use a imagem do círculo cromático, onde estarão as cores primárias, secundárias e terciárias para você montar o look.

Algumas sugestões são os looks coloridos, que combinam uma cor fria com outra quente, veja alguns exemplos de ideias com cores complementares.

Uma ideia de look, é uma combinação fashion usando uma peça com mais contraste e outra com menos intensidade.

As peças estampadas compactuam nesses dois estilos, basta escolher as cores análogas e complementares que mais se encaixam, baseando-se no círculo cromático.

E para quem ama andar na moda, é importante sempre verificar a paleta de cores que será tendência na estação, bem como, a tonalidade que combina com seu tom de pele.

Fotos ilustrativas do site trendencias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *