As diferenças entre Certificação e Homologação

As diferenças entre Certificação e Homologação

As indústrias têxteis possuem uma grande responsabilidade socioambiental, precisando investir e estimular mudanças positivas em sua cadeia produtiva. Conheça as diferenças entre Certificação e Homologação que geram benefícios em qualidade de produto e também a integridade do consumidor.

Por isso existem uma série de certificações que compreendem um sistema de qualidade, sendo responsáveis por fiscalizar através de auditorias, orientar e enquadrar as empresas para receberem sua validação.

Existem as certificações que possuem o foco na Sustentabilidade Social, que monitoram a cadeia em relação a cumprimento de legislações fiscais e trabalhistas.  

Outras dão ênfase a Sustentabilidade Ambiental. No caso das indústrias têxteis, algumas substâncias usadas na fabricação dos tecidos de roupas, como produtos químicos, corantes e pesticidas usados na produção de algodão, podem apresentar riscos à saúde do consumidor, se tornando tóxicas ao entrar em contato com a pele.

Alguns danos podem resultar em inflamações e alergias na pele, chegando até em problemas mais sérios nos rins ou no sistema nervoso.

Diante disso, a busca por marcas e fornecedores que se preocupam com a saúde e meio ambiente faz todo o diferencial, trazendo a qualidade nos produtos e segurança para o cliente.

Quais são as certificações na indústria têxtil?

Para receber selos de certificação, as indústrias têxteis precisam atender a um padrão de qualidade e segurança, com requisitos que organizam e direcionam os processos produtivos.

ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil)

A certificação da ABVTEX, permitem às empresas varejistas fiscalizar seus fornecedores, de modo que, venham cumprir os requisitos acerca de sua responsabilidade social, relações de trabalho e sustentabilidade de negócio.

Além disso, permitem que sejam combatidos os trabalhos escravos, trabalho infantil e atividades laborais que venham causar danos à saúde dos trabalhadores. 

Para poder se certificar, a empresa passa por uma auditoria, feita por empresas Auditoras Terceirizadas autorizadas, que analisarão os processos produtivos e detectarão as inconformidades que precisam ser ajustadas.

A empresa passa por um processo de mudança e restauração, onde precisa se adequar aos requisitos da certificação da ABVTEX. 

Depois disso, será realizada uma nova auditoria para avaliar se a empresa está apta para receber certificação.

A certificação da ABVTEX tem validade de 12 meses, e garante aos clientes desta empresa que ela cumpra todos os requisitos legais, sociais e ambientais, o que a torna habilitada a fornecer seus produtos, desde que sejam homologados.

DISNEY

Muito semelhante a certificação da ABVTEX, esta certificação específica habilita a empresa a produzir produtos com as marcas dos Estúdios Disney, garantido a idoneidade deste fornecedor.

Leia também nosso artigo: Moda divertida dos licenciados

OEKO-TEX Standard 100

O sistema de certificação internacional Oeko-tex Standard 100 abrange as fases do processo produtivo, desde a escolha da matéria prima até o acabamento final da produção de tecidos.

Seu principal objetivo é certificar que na fabricação dos produtos não sejam usadas substâncias nocivas à saúde humana, proporcionando segurança para o produto e colaborador, além de apresentar confiança para o cliente.

Para atender aos padrões dessa certificação, os ensaios precisam atender um extenso e rigoroso catálogo de critério, que são revistos e atualizados anualmente pela OEKO-TEX®.

Nesses ensaios estão presentes a lista de substância regulamentadas e não regulamentadas, descritas com os riscos e danos à saúde das pessoas.

Grandes redes varejistas como Lojas Renner e C&A exigem de seus fornecedores o comprometimento da não utilização de substâncias tóxicas restritas, listadas pela MRSL e RSL.  

As empresas com a certificação STANDARD 100 by OEKO-TEX®, já estão adequadas, pois a mesma já abrange as listas citadas.

Para saber mais sobre o selo Oeko-tex Standard 100, clique aqui, e tire todas as suas dúvidas sobre essa certificação.

O que são homologações na indústria têxtil?

A homologação é o ato de validar, ser autorizado pelo detentor das marcas, para reproduzir as mesmas seguindo rigorosos critérios, que vão garantir a identidade visual.

Esta homologação é feita produto a produto, analisando cada detalhe, para garantir a qualidade exigida. 

A HI Etiquetas faz parte das empresas têxteis que já possuem certificações como ABVTEX, 

DISNEY, OEKO-TEX Standard 100, que a habilita a ser a principal homologada de etiquetas tecidas para atender as maiores redes varejistas/magazines, como Lojas Renner, C&A, Riachuelo, Marisa, Pernambucanas, Havan, Carrefour, Caedu, Walmart e muitas outras. 

As certificações citadas acima, também permitem a HI Etiquetas ser homologada como a principal fornecedora de etiquetas para marcas notórias nacionais e internacionais, nos segmentos de moda e linha esportiva. 

A empresa possui um setor responsável para manter a qualidade e segurança de nossas etiquetas têxteis, que ao recebermos o desenvolvimento do material, será escolhido os fios mais próximos da paleta de cores do Pantone para tecer a figura da etiqueta, colocando nos padrões técnicos de produção.

Na sequência será tecida uma amostra (prova) da etiqueta, critério exigido pela homologação, que posteriormente é enviada para aprovação da estilista responsável.

Após aprovação, uma ficha de homologação com o código da etiqueta, imagem do produto e preço vão ser apresentados aos representantes da HI, facilitando o atendimento e caminhando para o processo de venda da etiqueta.

Para ter acesso aos modelos exclusivos de etiquetas, confira nosso catálogo digital através do nosso site HI Etiquetas.

2 comentários sobre “As diferenças entre Certificação e Homologação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *