Sapatos e roupas sustentáveis: Veja as novidades do mundo da moda

Sapatos e roupas sustentáveis: Veja as novidades do mundo da moda

A indústria da moda é uma das maiores causadoras de impactos socioambientais, por isso, assuntos como a Moda Sustentável são tão emergentes nesses últimos anos.

Com os impactos da pandemia do coronavírus, a questão da sustentabilidade na moda vem ganhando cada vez mais adeptos, com exemplo, grandes marcas varejistas como a Renner e seu Jeans sustentável.  

Além da grande varejista, outras empresas do mundo da moda adotaram medidas aliando-se ao ESG (Social, ambiental e governança), que tem como principal objetivo fazer com que empresas nacionais e internacionais reflitam sobre o seu processo produtivo.

As reformulações vão desde a extração da matéria-prima até o reaproveitamento de materiais para produção das embalagens dos produtos.

E no que se refere ao mundo da moda, estilo e sustentabilidade podem caminhar juntos, e essa é a proposta do artigo de hoje, falar sobre as novidades em calçados e roupas sustentáveis.

Tendências em calçados sustentáveis

Para os consumidores adeptos ao consumo consciente, as tendências em calçados sustentáveis não é uma realidade que veio com a pandemia, pois, existem muitas empresas especializadas neste tipo de produção.

Você vai encontrar marcas como a Yuool, que investem em matéria-prima como bagaço de cana-de-açúcar e caixas de papelão para produção de tênis sustentável.

Outras empresas brasileiras apostam em tecidos como a lona de algodão ecológico, nas lascas de bambu, EVA verde e materiais para sapatos veganos, sem origem animal.

Veja também nosso artigo sobre Etiquetas tecidas para calçados.

Novidades em tecidos sustentáveis

Além da matéria-prima sustentável para calçados, outras apostas no mundo da moda são as novidades em tecidos sustentáveis.

Entre eles estão o algodão, muito usado pelas indústrias têxteis, que no caso de uma linha mais sustentável, a aposta é no algodão orgânico, livre de produtos químicos.

Outras linhas de tecidos orgânicos estão, o linho, o cânhamo e a seda que são considerados tecidos naturais biodegradáveis.

Já na linha dos tecidos sustentáveis sintéticos está o poliéster, onde as garrafas pets são transformadas em fibras que resultam em um tecido virgem, macio e leve.

Outra novidade em tecidos sustentáveis estão os tecidos tecnológicos, como o tencel, criado a partir da polpa da madeira, 50% mais absorvente que o algodão, e também em um  processo de produção mais verde, usando menos energia e água.

Nesta mesma linha de tecidos sintéticos sustentáveis e inovadores, estão outras alternativas como couro vegano, reutilização de fio de nylon das redes de pesca e a seda sintética da aranha, descoberta ser cinco vezes mais resistente que o aço.

Etiquetas sustentáveis para identificação da sua marca

Pensando na sustentabilidade na moda e identificação da sua marca, a HI Etiquetas lançou no ano de 2020 uma nova coleção de etiquetas com fios reciclados, a Ecolabel.

A ideia é oferecer um produto totalmente sustentável para os clientes, com fios de poliéster produzidos com fibras de embalagem de garrafa pet.

Além disso, todo o processo produtivo foi inspirado em uma cadeia verde de produção, com diminuição na quantidade de corantes, menos produtos químicos e o uso mínimo de água comparados à produção padrão de filamentos.

Entre os benefícios desse tipo de etiqueta está oferecer uma coleção completa de etiquetas sustentáveis, com certificação de segurança para o consumidor e responsabilidade socioambiental para as próximas gerações.  

Para mais informações, acesse o site da Hi Etiquetas ou ligue no telefone (47) 3387.8700.

Fonte: Forbes/ Stealthelook/ Meio Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *