Moda Vegana: Uma tendência que veio para ficar

Moda Vegana: Uma tendência que veio para ficar

A moda vegana vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda, várias marcas de roupas e sapatos investem em matéria-prima sustentável e novos modos de produção de suas peças.

Por mais que o tema tenha se popularizado no segmento de alimentos e cosméticos, os consumidores de roupas têm se mostrado mais exigentes quando o assunto é a ética de consumo e responsabilidade sustentáveis das empresas.

Atualmente, muitas empresas e indústrias têxteis começaram a produzir produtos mais sustentáveis, inclusive, mudando os meios de produção para uma versão mais verde e em compromisso com as pessoas.

Quer saber mais sobre a moda vegana? Então continue a leitura deste artigo aqui no Blog e fique por dentro desta tendência que veio para ficar.

Entenda a moda vegana 

Na moda vegada existem alguns pontos importantes que precisam ser considerados, não basta apenas investir em um meio de produção mais verde. É preciso considerar alguns princípios que tornam uma empresa vegana. São eles:

  • Nenhuma matéria-prima ou produto deverá ser de origem animal (lã, couro, pérolas, botões feitos de osso e plumas, por exemplo);
  • O processo de fabricação dos produtos não devem estar ligados a exploração de animais ou seres humanos;
  • Modificações nos padrões de fabricação, investindo em um modelo menos agressivo ao meio ambiente (reutilização de materiais reciclados, por exemplo).

Contudo, para uma empresa ser sustentável será necessário investir em certificações com selos de garantia de produtos veganos. 

No que diz respeito ao estilo de vida das pessoas, os comportamentos no quesito consumo consciente também agregam à moda vegana e sustentável.

Um exemplo é a reciclagem de peças de roupas, investimentos na economia circular e consumo de produtos por marcas veganas e locais. 

Moda vegana e as indústrias da moda 

Na indústria, a moda vegana é um agente de transformação, trazendo impactos semelhantes à moda sustentável.

As indústrias têxteis estão se preocupando com suas formas de produção, pois o comportamento do consumidor está mudando, as pessoas estão investindo em produtos mais sustentáveis.

As marcas como Insecta Shoes, Urban Flowers, King 55 e a empresa de acessórios sustentáveis Design Côté são conhecidas por trabalharem com produtos crueltyfree e modelos de produções mais sustentáveis.

Os grandes magazines também estão investindo no conceito eco fashion, como as Lojas da Renner e Riachuelo com o investimento em jeans sustentáveis. 

Invista em sustentabilidade para sua marca com a HI Etiquetas

Para uma empresa se tornar sustentável é preciso investir em matéria-prima com procedência menos agressiva ao meio ambiente, fazendo também parcerias com empresas compromissadas com as pessoas e o futuro.

Por isso, invista em materiais que completam o seu produto, sem abrir mão da ética e da sustentabilidade. 

Nós da HI temos o certificado OEKO-TEX Standard 100, este certifica que na fabricação dos produtos não sejam usadas substâncias nocivas à saúde humana, proporcionando segurança para o produto e colaborador, além de apresentar confiança para o cliente.

Temos também uma linha de etiquetas produzidas com fios reciclados, produzidos com fibras de embalagem de garrafa pet.

Na produção da Coleção Ecolabel, transformamos embalagens plásticas em fios de poliéster reciclado e posteriormente resultam em uma linha completa de etiquetas tecidas para sua marca.

Além disso, o processo de produção das etiquetas com fios reciclados passa por um tingimento com diminuição da quantidade de corantes, com menos uso de produtos químicos e mínimo consumo de água comparado aos processos normais.

Pensar em moda vegana é abranger todos os processos de produção até o cliente final, isso inclui investir em uma etiqueta personalizada conforme as necessidades da sua marca.
Fontes: Digital Têxtil / Vegan Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *