O que é tendência de moda e como elas funcionam?

O que é tendência de moda e como elas funcionam?

Você sabe o que é tendência de moda e como elas funcionam? No artigo de hoje vamos trazer a definição das tendências e como elas funcionam na prática.

Acompanhar as tendências de moda é super importante para quem trabalha no mundo fashion, seja as empresas têxteis, profissionais autônomos e varejistas.

Mas como surgem as tendências e como ela pode ser aplicada em uma coleção de roupa, por exemplo?

No artigo de hoje vamos entender o que é tendência de moda, como ela funciona na prática e formas de aplicação na sua empresa.

O que é tendência de moda?

Antes de saber o que é tendência de moda, saiba que este conceito abrange o centro da cadeia de produção do mercado da moda e por isso, as indústrias, confecções e consumidores precisam entender o seu significado.

Uma tendência de moda, nada mais é do que um modo de vestir e utilizar produtos, ou seja, é uma previsão para as empresas e consumidores em um determinado período.

Portanto, as tendências na moda, abrangem tanto as peças de roupas como também acessórios, calçados e setor de decoração.

Desse modo, acompanhar as tendências se tornam um fator decisivo na hora de criar uma coleção de roupas ou fazer o lançamento de novos produtos no mercado.

Como funcionam as tendências de moda?

Para chegar na definição de uma tendência, saiba que é preciso passar por um processo de pesquisa e desenvolvimento a partir de indicadores.

As tendências no mundo da moda podem ser lançadas em decorrência da estação do ano, temporada curta ou por um tempo pré-estabelecido.

São divididas entre macrotendências e microtendências, influenciadas por movimentos socioculturais, economia, posicionamento de comportamento e entre outros indicadores.

Veja também: O que é uma coleção-cápsula?

Diferenças entre macrotendências e microtendências

As macrotendências são consideradas as tendências com maior período de duração e abrangem um nível global de atuação.

Elas são responsáveis por identificar padrões de consumo e comportamentos das pessoas em nível mundial, tornando esta uma oportunidade para as empresas desenvolverem as novidades para o mercado.

Já as microtendências, são derivadas das mudanças que acontecem no cotidiano, como por exemplo, as tendências com a chegada da pandemia de coronavírus.

Com a Covid-19 tendências foram lançadas a partir de uma nova demanda de mercado através da moda comfy para trabalhar em home office.

Diferente da macrotendência que pode ser prevista até dois anos antes do lançamento, a microtendência surge como necessidade do dia a dia e dura em média de 3 a 5 anos.

Aplicando tendência de moda em uma coleção

Para aplicar uma tendência de moda em uma coleção é preciso fazer um estudo do mercado, identificar e entender os indicadores que ajudarão no desenvolvimento da sua coleção.

Uma dica é acompanhar o calendário da moda através dos desfiles nacionais e internacionais das grandes marcas.

Outra dica é apostar também no estudo das cores para os seus produtos, com exemplo da divulgação da Cor Pantone, empresa referência no mundo da moda.

Sendo assim, para completar o lançamento da sua coleção, conte com uma etiqueta HI. Aqui trabalhamos com etiquetas tecidas e demais aviamentos de alta qualidade e sempre estamos conectados com as tendências de moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *