Retalhos de tecido: Aprenda a reaproveitar

Retalhos de tecido: Aprenda a reaproveitar

Os retalhos de tecido são matéria-prima para cultivo de ideias criativas de artesanato para fazer em casa e revender. 

O mundo da moda é um dos setores que mais impactam o meio ambiente, desde o cultivo de matérias-primas até o descarte de roupas fora de moda. 

No entanto, uma tendência que ganha cada vez mais força é o reaproveitamento de tecidos, malha e sobras na costura de roupas.

Essa é uma prática que não apenas reduz o desperdício, mas também promove a criatividade através da reciclagem das roupas.

Conheça aqui as diferentes formas de reaproveitar os retalhos de tecido de forma criativa, responsável e divertida.

retalho de tecidos

Retalhos de tecido usados na decoração

Uma das principais ideias para reutilizar os retalhos de tecido é na decoração, já que a matéria-prima permite muitas ideias criativas.

Sendo assim, destacamos abaixo algumas ideias criativas e fáceis de produzir decorações usando restos de tecidos e malhas. Confira!

Capas de almofadas e tapetes

Com restos de tecidos fabricados com diferentes fibras naturais e sintéticas é possível produzir lindas almofadas para decoração.

Use uma agulha de mão e linha para unir os pedaços de tecidos, formando uma capa de almofada autêntica e criativa.

Para produzir almofadas de retalhos, a dica é escolher um enchimento para colocar no interior da capa e aproveitar o artesanato na decoração.

A partir da técnica de patchwork também é possível produzir lindos tapetes para colocar no quarto, banheiro e até na cozinha.

Objetos e móveis revestidos com tecidos

Outra forma criativa de reutilizar restos de tecidos na decoração é através do revestimento de objetos e móveis.

A ideia é pegar os pedaços de tecidos e uni-los usando a técnica de colagem sobre o móvel ou objeto decorativo escolhido.

Se preferir, pegue pedaços grandes de tecido para decorar móveis como guarda-roupa, cômodas e mesinhas.

A cúpula de abajur fica incrível com revestimento em tecido, inclusive com pequenas tiras de tecido seguindo o modelo do objeto. 

Contudo, se você trabalha em home office, experimente revestir os organizadores de sua mesa com tecidos conforme a sua preferência.

Leia também: 4 práticas de consumo consciente no dia a dia.

Decoração de parede com tecidos

Além de decorar os móveis e criar capas de almofadas com retalhos de tecido, outra dica de DIY é fazer uma linda decoração de parede com tecidos.

Use as técnicas de patchwork e quilting para produzir quadros decorativos em paredes e flâmulas para colocar nas portas dos quartos.

Assim como o patchwork, a técnica do quilting permite criar desenhos com flexibilidade, abusando da criatividade para desempenhar suas ideias.

Ideias para reaproveitamento de retalhos de tecidos para roupas

Os retalhos são matérias-primas também para as ideias de reaproveitamento de tecidos para roupas.

Aqui nesta dica é possível montar diversos looks com os restos de malhas e tecidos que poderiam ser descartados de forma indevida.

Você pode criar uma roupa do zero usando retalhos de tecido, basta aplicar a técnica do patchwork.

Além disso, transforme sua roupa simples, como as jaquetas, em uma peça incrível, costurando pedaços de retalho de forma criativa.

Os retalhos de tecidos e malhas também são reutilizados na criação de estampas para t-shirts e blusas.

Você pode gostar: 3 dicas para conservar melhor as suas roupas.

retalho de tecidos

Acessórios produzidos com retalhos

Os acessórios produzidos com retalhos são ideias para ganhar um dinheiro extra com artesanatos.

Reutilize os retalhos na produção de necessaire de maquiagem, bolsas, mochilas e até capinhas de celular.

A partir da técnica de costura criativa, invista em acessórios úteis para o dia a dia, como por exemplo os chaveiros de tecidos.

Além dos benefícios ambientais, reaproveitar retalhos de tecido pode ser uma forma econômica de adquirir materiais para projetos de costura. 

Ao invés de comprar grandes rolos de tecido, você pode encontrar retalhos em lojas de tecidos, brechós ou até mesmo em peças de roupas antigas que não são mais usadas.

Existem infinitas possibilidades para reaproveitar os retalhos de tecido. Use nossas dicas para criar produtos a partir de retalhos, podendo economizar dinheiro e ajudar o planeta.

Falando em meio ambiente e sustentabilidade na moda, aproveite para conhecer as etiquetas sustentáveis para roupas produzidas por nós da HI Etiquetas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *