Como lavar as roupas sem desbotar? Dicas práticas de lavagem

Como lavar as roupas sem desbotar? Dicas práticas de lavagem

Você sabe como lavar as roupas sem desbotar? Muitas vezes, nos precipitamos e misturamos várias peças de roupas em uma única lavagem e isso pode trazer consequências como desbotamento dos tecidos e outros danos.

Por isso, é bem importante entender como evitar situações que possam danificar suas peças e aumentar a vida útil das suas roupas.

Leia também: 3 dicas para conservar melhor as suas roupas

Confira nossa lista de dicas práticas de lavagem de roupas e preserve as suas peças por muito mais tempo, adotando a prática correta durante as lavagens.

Separe as roupas brancas das coloridas 

A primeira dica de como lavar as roupas sem desbotar é separando as peças brancas das coloridas. Independente do tipo de tecido, as roupas brancas merecem uma atenção redobrada na hora da lavagem.

Portanto, para evitar manchas nas peças claras, separe as roupas coloridas, inclusive, as peças em tons pastéis ou cinza claro. 

Essa dica vale também para quando deixar a peça de molho, nada de misturar as roupas brancas com coloridas.

Utilize produtos para tirar manchas 

Uma dica que vale a pena adotar é tirar as manchas antes de pôr a roupa na máquina, isso vale tanto para peças brancas quanto as coloridas.

A sugestão é que você deixe a peça de molho com produtos específicos para a cor, tipo de tecido e mancha. Misturas caseiras para tirar manchas também podem funcionar, porém, é preciso ter cuidados na hora de escolher os ingredientes para a receita. 

Existem produtos específicos para tirar ferrugem de roupa e manchas bem pigmentadas, por isso, leia as instruções de uso dos rótulos e faça a escolha correta para a sua necessidade. 

Atenção ao deixar de molho as peças

É bem comum que deixemos de molho as roupas mais sujas ou com manchas, algumas receitas até indicam usar água quente para potencializar o processo. Porém, quando usado água quente em peças pretas, a roupa poderá desbotar e causar o encolhimento.

As roupas pretas precisam de cuidados especiais para não desbotar, não é recomendado deixar as peças de molho, elas costumam perder a cor com mais facilidade. 

Para tirar manchas de peças pretas, utilize um produto específico para essa finalidade. Na hora de secar, evite também expor a roupa diretamente ao sol, pois o calor tira o brilho e o pigmento das roupas pretas.

No caso das roupas coloridas, deixar as peças de molho em água fria uma hora antes da lavagem ajuda a remover as manchas com mais facilidade durante a lavagem. 

No entanto, se você quer saber como lavar as roupas coloridas sem desbotar, a dica de ouro é virar as peças do avesso. Isso permite que o atrito entre os tecidos não ocorra, consequentemente evitando o desbotamento da peça.

como lavar as roupas sem desbotar

Leia as etiquetas das roupas 

Nossa última dica de como lavar as roupas sem desbotar é indispensável em todos os processos de cuidados com as peças, é preciso ler as etiquetas das roupas. 

Além de evitar o desbotamento da peça, as informações compostas nas simbologias das etiquetas também indicam os produtos ideais para limpeza, secagem e passadoria das peças. 

Por isso, nada de cortar as etiquetas das suas roupas, elas têm um papel fundamental ajudando a aumentar a vida útil das suas peças.

Leia também: 7 motivos para usar etiqueta tecidas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *