Looks artesanais: Tendência do visual “feito por humanos”

Looks artesanais: Tendência do visual “feito por humanos”

Os looks artesanais estão ligados à matéria-prima utilizada que muitas vezes é extraída da própria natureza.

Em um mundo impregnado de produção em massa, a moda artesanal (moda handmade) surge como um farol de singularidade e beleza.

Ao explorar os elementos naturais, como a palha, o algodão, o couro e a lã, os artesãos tecem uma narrativa que conecta o ser humano à terra, honrando tradições milenares.

Com um visual “feito por humanos”, os looks artesanais ganham cada vez mais destaque na moda, estando presente nas passarelas mais renomadas na atualidade.

Looks artesanais – Conheça as tendências nos mais diversos materiais

Neste texto sobre looks artesanais iremos explorar como o uso de materiais como a palha, fibras naturais e produção manual estão em alta.

A seguir, encontre as melhores combinações de materiais com a criatividade das artes, resultando em looks encantadores e sustentáveis.

Nordeste e sua matéria-prima

A utilização de palha e fibras naturais, como o sisal, a carnaúba e o buriti, é uma prática tradicional que remonta a séculos. 

Os artesãos habilidosos conseguem transformar esses materiais brutos em bolsas, chapéus, acessórios e até mesmo roupas. 

Essa escolha de matéria-prima não conecta apenas as peças à natureza exuberante da região, mas também promove a sustentabilidade.

A palha é originária de diversas plantas, como a bananeira, o milho e o sisal, colhida de forma sustentável, garantindo a preservação do ecossistema local.

Os artesãos nordestinos, por exemplo, utilizam a palha da carnaúba para criar suas famosas bolsas de palha trançada. 

Cada peça esbanja beleza e criatividade, transformando a palha em obras de arte que celebram a cultura e a natureza. 

Os tons dourados e a textura única da palha conferem um toque de moda rústica a essas peças, transformando em acessórios perfeitos para qualquer estação do ano.

Leia também nosso artigo sobre Moda Vegana.

Looks artesanais bordados 

Além de sua beleza estética, os bordados artesanais também são um exemplo de produção ética e sustentável. 

Os looks com peças bordadas refletem um visual “feito por humanos”, o que reduz o desperdício de recursos e minimiza o impacto ambiental. 

Além disso, muitos desses bordados são criados por comunidades locais, apoiando as economias regionais e preservando tradições culturais.

A escolha de vestir ou decorar com peças bordadas artesanais é uma declaração de preço pela criatividade humana e um compromisso com a sustentabilidade. 

Portanto, investir em looks artesanais como as peças bordadas artesanalmente é uma maneira de honrar um visual feito por humanos e valoriza as tendências que nunca saem de moda.

Peças em crochê 

O crochê chegou ao Brasil durante o período colonial, trazido pelos colonizadores europeus, essa técnica foi gradualmente adaptada à rica mistura de culturas que compõem o país.

Sendo assim, com o tempo, o crochê se tornou uma forma de expressão artística profundamente enraizada na cultura brasileira.

Uma das características mais marcantes das peças em crochê brasileiro é a sua autenticidade. 

Cada peça é única, trabalhada à mão e com atenção meticulosa aos detalhes que resultam em conforto e beleza.

Os artesãos brasileiros frequentemente desenvolvem seus próprios padrões e designs, criando peças que refletem suas culturas e estilos individuais. 

Além disso, os looks em crochê brasileiro são produzidos com algodão ou linho, materiais biodegradáveis ​​e ecologicamente corretos. 

Roupas sustentáveis

Para falar de roupas sustentáveis, precisamos destacar o algodão, uma das fibras naturais muito usada em peças têxteis. 

O cultivo de algodão orgânico, sem a utilização de pesticidas contratados, por exemplo,  promove a sustentabilidade e a saúde ao planeta.

Seu material possui propriedades respiráveis, oferecendo conforto, tornando o material ideal na produção de roupas e etiquetas sustentáveis.

Outros destaques para peças sustentáveis são as matérias-primas como materiais reciclados, matéria-prima da própria natureza, como os corantes naturais.

Além disso, a produção artesanal muitas vezes minimiza o desperdício, uma vez que os materiais são usados ​​de maneira eficiente e qualquer sobra pode ser reciclada, atribuindo assim em uma moda consciente.

Ao optar pela moda handmade, os consumidores fazem uma escolha consciente de apoiar práticas de produção éticas e ambientalmente responsáveis. 

Os looks artesanais são verdadeiras obras de arte, entrelaçando tradição, história e conexão entre o artesanato e o consumidor, natureza e o ser humano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *